Sustentação da estratégia digital viabiliza resultados expressivos de uma das maiores empresas de consórcios do país

contato • out. 10, 2023

o cenário


Uma das maiores empresas do ramo de consórcios no Brasil tinha o objetivo de entrar em novos mercados e dar um salto na comercialização do seu portifólio para avançar no seu processo de forte expansão.


À medida que essa estratégia tomava corpo, entendeu que era também necessário um olhar sobre sua infraestrutura tecnológica e avançar com o plano de levar aplicações para nuvem, com o objetivo de ter a escalabilidade e agilidade que o negócio demandava.


Mais recentemente, um novo e ousado passo precisava ser dado também. O investimento em marketing como um todo era um vetor e, ao mesmo tempo, consequência desse crescimento dos negócios. 


Foi com esse objetivo em mente que a empresa identificou que precisava ir mais além: adequar também sua presença digital e garantir que seu site tivesse a robustez necessária para o avanço do negócio. 


Uma ousada estratégia de publicidade com forte veiculação em mídia nacional se aproximava e o site da empresa não tinha a infraestrutura necessária para esse novo passo, onde um grande número de acessos simultâneos era estimado para a ação. Isso porque o site fora desenvolvido em forma de “monolito”, com pouca capacidade de escala em função de arquitetura. Ao mesmo tempo, o cliente tinha pouco tempo para desenvolvimento de um novo portal baseado em serviços.


a solução


A primeira fase, que iniciou há dois anos atrás, foi a migração de aplicações para nuvem. Em busca desse ambiente escalável, seguro e de alta disponibilidade, a empresa de consórcios contratou o serviço de LiveCloud, solução de hospedagem em nuvem que, desde a sua implementação, vem gerando diversos resultados positivos para a companhia. 


A empresa passou a contar com a atuação de um time de especialistas da Gotobiz by Processor, em cadeias de agenda focadas em resolução e migração de dados do cliente. A migração foi baseada em fases, onde inicialmente foram migrados os maiores sistemas e, posteriormente, os satélites. Várias aplicações estratégicas para a empresa como ERP, máquina de vendas e gestão de consórcios estavam nessa extensa lista.

 

Imediatamente após a primeira implantação, a empresa já se estava com uma disponibilidade de infraestrutura com um índice de praticamente 100%, onde os serviços passaram de um downtime gigantesco de 20 a 25% para um downtime próximo a zero. Isso porque o serviço de LiveCloud permitia monitoramento, operação e suporte 24 x 7 do ambiente.


Segundo o cliente, analisando toda jornada da empresa, o core business foi para a nuvem e a Gotobiz by Processor passou a gerenciá-la. Com isso, o negócio passou a contar com baixíssimo risco de continuação de serviço e puderam focar no principal ponto que é o crescimento do negócio, com a possibilidade de escala de uma forma muito ágil.


Mas para isso, um primeiro desafio interno envolveu a mudança de mindset dos próprios profissionais da empresa em direção à uma estratégia que permitisse uma jornada de escala da companhia. O grupo possuía todas as suas bases instaladas em data center no formato on premise, além de contar com profissionais com pouca experiência em nuvem. 

 

Outra adversidade ao longo da jornada abrangeu a arquitetura de serviços da empresa, que teve de passar por diversos testes de virtualização.


Já a fase mais recente de evolução dentro da empresa foi a atrelada à estratégia de publicidade. Como citado anteriormente, o cliente tinha uma ação para aumentar fortemente a exposição da sua marca nacionalmente.

 

O cliente contou com a Gotobiz by Processor e seu time de especialistas dedicados na resolução e migração dos dados. Foi aplicada uma revisão de arquitetura para desacoplamento da home page e dar condições do site receber um grande número de acessos simultâneos sem incidentes.


os benefícios


Três benefícios foram destaque para a empresa ao longo dessa jornada: disponibilidade, qualidade da entrega e o nível de governança. 

 

Segundo o cliente, ter realizado a gestão dos serviços com mudanças em produção foi um acelerador importante. Não houve nenhum incidente relevante de serviço e o nível de atendimento, bem como o tempo de resposta é considerado incrível. Além disso, enfatizou que a empresa é atendida muito rapidamente pelos especialistas e a convergência de resultado e qualidade é muito alta, então, não tendo retrabalho. Os indicadores principalmente de disponibilidade, garantia, confiabilidade, tudo isso foi gabaritado na subida para a nuvem. Cada movimentação que é feita não gera indisponibilidade pois eles contam com um atendimento muito sênior com a equipe da Gotobiz by Processor apoiando o time de TI.


Ainda falando dos avanços, uma das fases mais recentes, relativo ao site, teve um ganho expressivo: o tempo de carregamento do site diminuiu para 1 segundo após as revisões. Durante a sessão de divulgação ocorreram mais de 150mil requests no site que se manteve estável, além de revisão de arquitetura para ajustes pontuais.


Por fim, para acompanhar esse direcionamento da companhia, a empresa acredita que um indicador estratégico é a escalabilidade do seu ambiente, tendo a possibilidade concreta de ampliar a infraestrutura tecnológica em até 10 vezes!


saiba mais sobre o cenário tecnológico


Para o projeto de migração para nuvem, o foco foi o desenvolvimento de uma arquitetura voltada a serviços mais resilientes, utilizando os recursos AWS mais aderentes a esse objetivo: Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) com EBS; Sistema banco de dados como serviço com RDS for SQL Server e MySQL; Conectividade com VPC.

 

Em uma segunda etapa após a migração, o cliente passou a empregar esforços em extrair informações mais relevantes ao negócio, através uma iniciativa de Data Analysis. A Gotobiz tem apoiado o time de cientistas de dados a extrair informações dos dados hospedados hoje na AWS, através dos recursos computacionais: AWS Athena, AWS Glue, S3, Amazon QuickSight.


Os recursos de nuvem da AWS possibilitam uma camada robusta de infraestrutura de nuvem onde permite a escalada e a evolução dos sistemas hospedados de acordo com o crescimento esperado da companhia, como por exemplo a extração de dados com Data Analysis. Adicionalmente, os serviços gerenciados LiveCloud desenvolvidos pela Gotobiz by Processor, possibilitaram à empresa a tranquilidade para expansão do negócio, enquanto o time 24x7 da Gotobiz monitora seu ambiente. 


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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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A adoção de cloud era a aposta para seguir investindo na profissionalização dos processos de gestão e na modernização dos serviços prestados aos 17 mil associados.
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